As Enfermeiras da saúde escolar, dinamizaram sessões sobre Métodos Contracetivos e IST -Infeções Sexualmente Transmissíveis, no mês de outubro de 2025, para os alunos de 12ºano, e no mês de janeiro de 2026, para as turmas de 9ºano. Estas sessões, tiveram como objetivo promover a educação para a saúde e incentivar comportamentos responsáveis e informados no âmbito da sexualidade. Durante as sessões, foram abordados os diferentes métodos contracetivos, a sua eficácia e a forma correta da sua utilização, bem como as principais IST, modos de transmissão, medidas de prevenção e importância do diagnóstico precoce. Para além destas sessões serem um complemento aos conteúdos disciplinares, pretendeu-se ainda, sensibilizar os alunos para a adoção de atitudes de respeito, responsabilidade e proteção da sua saúde e da dos outros.